Herculano Passos

deputado-federal-herculano-passosSou deputado federal eleito pelo Partido Social Democrático (PSD) com 92.583 votos.

Fui prefeito de Itu, cidade histórica no interior paulista, de 2005 a 2012, e conheço bem as necessidades dos municípios paulistas. Por isso, defendo a mudança do Pacto Federativo para destinar mais recursos para as cidades, pois dessa forma o cidadão é melhor atendido.

Em 2010, à frente da prefeitura, implantei de forma pioneira no Brasil a campanha de vacinação contra o vírus HPV, decisão que em 2014 foi aderida pelo Governo Federal. A qualidade do ensino na cidade foi revolucionada com um novo sistema de aprendizagem que apresentou 95% de aprovação dos pais de alunos da rede municipal. Transformei Itu em modelo de coleta e tratamento de lixo e construí na cidade o novo Paço Municipal, primeiro prédio público sustentável da América Latina, com a mais alta certificação ambiental.

Ainda como prefeito, liderei o primeiro mega-plantio de árvores nativas, que posteriormente deu origem às leis municipal e estadual. Fui presidente da APRECESP (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo), onde defendi a valorização do potencial turístico de mais de 67 estâncias turísticas do Estado de São Paulo. Fui também diretor da APM (Associação Paulista dos Municípios).

Sou cofundador e membro da Executiva Nacional do PSD – Partido Social Democrático, partido pelo qual fui eleito deputado federal. Em meu primeiro ano de mandato em Brasília, fui eleito presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo e presidente da Frente Parlamentar Mista dos Municípios, Prefeitos e Vice-prefeitos. Sou também presidente do Grupo Parlamentar Brasil-China, vice-presidente da Frente Parlamentar Mista da Infraestrutura e diretor do Conselho Consultivo da Frente Parlamentar pela Qualidade da Hotelaria Brasileira da Câmara dos Deputados. Fui presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados de 2016 a 2017.

Tenho atuado também em diversas Comissões Parlamentares, entre elas a Defesa do Consumidor; Desenvolvimento Urbano; Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; Turismo e do Pacto Federativo.