O municipalismo brasileiro ganha mais força no Congresso Nacional a partir desta quarta-feira, 17, com o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios Brasileiros no Congresso Nacional (FMB), que será coordenada pelo deputado federal Herculano Passos (PSD-SP). Ela foi lançada durante a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, também conhecida como Marcha dos Prefeitos. O requerimento de criação da Frente foi assinado pelo Deputado Herculano e o Senador Garibaldi Alves, membro do colegiado.
O grupo terá também coordenadores estaduais e inicia os trabalhos com 225 deputados e senadores como membros. “Nós vamos acompanhar as matérias de interesse dos municípios no Congresso Nacional, articulando para que sejam aprovadas ou rejeitas as propostas, conforme os interesses desse ente federado. Nosso objetivo é acompanhar de perto as demandas das prefeituras e contribuir para a solução dos problemas comuns às cidades brasileiras, visando sempre o desenvolvimento e a qualidade da gestão, para benefício da população”, explicou o coordenador.
A Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que promove a Marcha dos Prefeitos, será a grande parceira da FMB. Conforme seu presidente, Paulo Ziulkoski, essa é uma iniciativa que irá contribuir para agilizar as pautas municipalistas dentro do Congresso. “Eu tenho certeza que o deputado Herculano, que é municipalista, vai fazer um grande trabalho como coordenador. Nós vamos municiar os parlamentares da Frente com bons estudos e bons projetos, para que eles entendam nossas demandas e trabalhem internamente, negociando o processo do dia a dia do Congresso Nacional”.
O prefeito de Matão, no interior paulista, José Edinardo Esquetini, prestigiou o lançamento durante a Marcha. Para ele, com esse movimento no Congresso Nacional os municípios sairão mais fortalecidos e a população colherá os benefícios. “Os municípios estão perdendo muitos recursos. Tudo está ficando concentrado na União, mas as coisas acontecem no município. É lá que os prefeitos enfrentam os problemas como as ordens judiciais, os buracos, a falta de vaga nas creches, a falta de recurso para merenda, a questão do transporte escolar… Isso dificulta muito uma administração, mas eu acredito que essa Frente, comandada pelo deputado Herculano, será muito útil para os municípios de todo o Brasil”.