O fim da exigibilidade do Visto de Turista para estrangeiros entrarem no Brasil será tema de audiência pública na Câmara Federal, conforme requerimento do deputado Herculano Passos (PSD-SP) aprovado nesta quarta-feira na Comissão de Turismo. “Em tempos de dólar alto, quanto mais turistas estrangeiros recebermos, melhor. Os Estados Unidos são o maior emissor de turistas para o mundo e a exigência de visto para que os americanos entrem no Brasil acaba desestimulando muitos a virem para cá”, explicou o parlamentar, que é presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, no Congresso Nacional.
O pedido de audiência foi motivado por entrevista concedida a Agência Estado pela embaixadora norte-americana no Brasil, Liliana Ayalde, na qual falou sobre o retorno da discussão acerca da isenção de visto para americanos entrarem no Brasil e vice-versa. Na ocasião a embaixadora disse que a derrubada da exigibilidade dos vistos de turistas depende de uma decisão política brasileira. A embaixadora também afirmou que o índice de concessão de visto de brasileiro para os EUA atualmente é de 96%, ou seja, a grande maioria está em consonância com as exigências americanas, o que pode contribuir com o fim da exigibilidade do documento.
Conforme o deputado Herculano, o tema vem ao encontro de uma grande reivindicação do setor de turismo, que é desburocratizar o processo de permissão de entrada de turistas de outros países no Brasil, facilitando o acesso, aumentando o número de visitantes estrangeiros, gerando mais emprego, renda e arrecadação para o país.
Serão convidados para debater sobre o tema representantes da Casa Civil, do Ministério do Turismo, do Ministério da Justiça (Departamento de Estrangeiros), do Itamaraty (Departamento de Imigração e Assuntos Jurídicos), do Conselho Nacional de Imigração (CNIg), o presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) Jaime Recena, e o presidente da Confederação Nacional do Turismo (CNTur) Nelson Abreu.
A audiência deverá ser agendada para o próximo mês.