A destruição causada pelo temporal que atingiu Jarinu e Atibaia, no primeiro final de semana do mês, ainda pode ser vista em alguns pontos da cidade. Os dois municípios estão em Estado de Emergência e os prejuízos chegam a quase R$ 20 milhões em cada uma. No caso de Jarinu, o valor corresponde a cerca de 20% do orçamento do município.
Por isso, na semana após o temporal, os prefeitos Mario Inui, de Atibaia, e Vicente Zacan, de Jarinu, procuraram o deputado federal Herculano Passos (PSD-SP) e o deputado estadual Edmir Chedid (DEM), para conseguir uma audiência no Ministério da Integração Nacional. A reunião aconteceu nesta terça-feira, 21, em Brasília.
“O Ministério da Integração é o que abrange a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, que é o órgão que socorre os municípios em casos de emergência e calamidade. Com a crise econômica, as prefeituras, que já não tinham recursos para obras do dia a dia, ficaram em situação muito pior, por isso viemos pedir socorro ao Governo Federal”, explicou Herculano Passos.
Na audiência, o Ministro Hélder Barbalho orientou os prefeitos a apresentar a solicitação de apoio financeiro para a reconstrução das áreas atingidas. “No momento em que estes planos estiverem plenamente de acordo com as regras e normas, o Governo Federal irá disponibilizar os recursos para que imediatamente as intervenções possam acontecer.”

Jarinu foi atingida por um tornado seguido de microexplosões. Foram danificadas 276 casas e outras 83 destruídas, 288 pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas e uma mulher morreu. Já em Atibaia, conforme o prefeito Mario Inui, a chuva em excesso alagou diversos bairros, atingindo cerca de 600 pessoas. “Prontamente o ministro nos atendeu, e nós vamos seguir as orientações para recebermos recursos para reconstrução o mais rápido possível.”
Os deputados Herculano Passos e Edmir Chedid, que é da região atingida pelos temporais, colocaram seus gabinetes à disposição para auxiliar os municípios. “Lá de São Paulo, minha equipe vai ajudar as prefeituras a encaminharem a documentação necessária e, aqui em Brasília, a equipe do deputado Herculano vai fazer o acompanhamento junto ao Ministério”.







