30/11/2017 - 10:23

Festival das Cerejeiras deve entrar no Calendário Nacional do Turismo

Proposta apresentada pelo deputado federal Herculano Passos dará mais visibilidade ao evento e atrair mais turistas ao município.

Deputado Herculano Passos, acompanhado da deputada estadual Rita Passos, visitam o Festival das Cerejeiras de 2017

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira, 29, o Projeto de Lei 7944/17, do deputado federal Herculano Passos. A proposta inclui o Festival das Cerejeiras, de Garça, no Calendário Nacional do Turismo.

Conforme o parlamentar, isso fará com que o festival seja mais conhecido no país, receba mais visitantes e cresça ano a ano. “Estar na rota dos eventos turísticos nacionais, pode ainda influenciar na questão de tornar Garça um Município de Interesse Turístico. As cidades com esse título têm direito a um valor anual para investimento em infraestrutura turística, proporcional à arrecadação estadual. Neste ano foram R$ 550 mil para cada cidade”, explicou.

No mês passado, o prefeito João Carlos dos Santos entregou à deputada estadual Rita Passos, a documentação necessária para o reconhecimento de Garça como Município de Interesse Turístico. A previsão é que a chancela seja concedida no ano que vem.

Em outubro, o projeto de Herculano já havia sido aprovado por unanimidade pela Comissão de Cultura. Agora, vai para a Comissão de Constituição e Justiça. Quando aprovado, seguirá para análise do Senado.

O Festival

Este é o maior evento do interior paulista voltado à cultura oriental e está incluído no Calendário Estadual de Eventos desde 1992.

A festa tem como objetivo resgatar a cultura e a tradição nipônica e, ao mesmo tempo, promover a confraternização entre os povos, mostrando traços de uma cultura rica e milenar.