O presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo no Congresso Nacional (FrenTur), deputado federal Herculano Passos (PSD/SP), participou nesta terça-feira, 02, da cerimônia de posse do novo presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz.
Ele deixa o cargo de Secretário Nacional de Políticas do Turismo, função na qual deu total apoio a FrenTur. “Vinícius é nosso parceiro desde que criamos a Frente. Esteve no lançamento, participou de nossas audiências públicas e foi conosco ao Itamaraty para tratar sobre o fim da exigência do visto de turismo para estrangeiros entrarem no Brasil. Agora, no comando da Embratur, vamos continuar esta parceria”, afirmou parlamentar.
O ato de posse foi presidido pelo ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. “A primeira missão do novo presidente é modernizar a Embratur e possibilitar parcerias que tragam investimentos para o país”, afirmou. “Vivemos um dos momentos mais desafiadores dos últimos anos e o turismo há de ser aquele que vai responder com mais rapidez nessas horas difíceis”, completou.
Missão da Embratur
A Embratur tem a missão de divulgar o Brasil no exterior e Lummertz tem o desafio de modernizar a autarquia e ampliar parcerias para aumentar a promoção do país como destino turístico. Na solenidade, realizada no Ministério do Turismo, Lummertz falou da construção de um projeto de turismo para atrair turistas do mundo inteiro. “O potencial do Brasil não encontra comparação com nenhum outro lugar do mundo e podemos fazer com que as soluções apontadas pelo Programa Nacional de Turismo sejam um caminho para fortalecer essa atividade econômica”, disse.
Lummertz elencou como prioridades colocar o Brasil em um novo patamar de competitividade, acelerar os negócios do turismo; trabalhar em parceria com os empresários; valorizar os parques nacionais, o turismo de aventura e de cruzeiros; e deixar o Instituto mais digital, utilizando a tecnologia a favor da promoção do País.
Fortalecer o Turismo
Na opinião do deputado Herculano Passos, projetar o Brasil para outros países, em especial aqueles que têm o dólar como moeda, vai impulsionar toda a cadeia produtiva do turismo. “O dólar está em alta e precisamos atrair os turistas estrangeiros para cá”, argumentou. Conforme o parlamentar, os visitantes norte-americanos costumam ficar mais tempo no país e gastar mais do que a média dos visitantes de outras nacionalidades. “Por isso queremos que eles possam entrar sem visto, uma exigência que faz com que hoje passem por cima do Brasil indo pra Argentina, porque lá não tem essa cobrança”, explicou.
Nos próximos dias o deputado Herculano Passos terá audiência oficial com Lummertz para alinhar estratégias da Frente em parceria com Embratur.