15/06/2018 - 16:02

Conselhos de odontologia terão câmara temática para contemplar protéticos

Acompanhados do deputado federal Herculano Passos, protéticos se reuniram com o relator do Projeto de Lei 3690/2012, que altera a lei sobre o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Odontologia.

Conselhos de odontologia terão câmara temática para contemplar protéticos

Eles pleiteavam o direito de voz e voto nestes conselhos, mas aceitaram uma proposta alternativa. “Há grande resistência para ampliar direitos da categoria nesse projeto, ainda mais que ele está sendo relatado por um parlamentar que é dentista. Mas conseguimos que ele aceitasse incluir no parecer a obrigatoriedade da criação de uma Câmara Técnica Específica em todos os Conselhos”, explicou o deputado Herculano.

Essa Câmara será composta somente por Técnicos em Prótese Dentária eleitos entre eles. “Agora vamos elaborar uma proposta para apresentar ao relator, especificando como será o funcionamento desta Câmara”, adiantou o representante do Sindicatos dos Protéticos Dentários do Estado de São Paulo, Joel Pfeifer.

Também participaram da reunião os representantes dos Sindicatos do Rio de Janeiro, Antonio Brito, e do Distrito Federal, José Vicente.

O projeto já foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família, sem contemplar os protéticos, e, no momento, aguarda parecer do relator da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, Deputado Benjamin Maranhão. Ele ainda terá que passar pelas Comissões de Finança e Tributação e Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para o Senado.