O Estado de São Paulo é referência para o tratamento de câncer no Brasil. Os maiores e mais conceituados hospitais do país estão localizados nessa região. Muitas dessas unidades atendem com 100% de recursos do SUS e precisam, constantemente, de ajuda financeira de outras fontes. Além de doações de pessoas físicas e jurídicas, os hospitais buscam conseguir recursos junto aos parlamentares do Estado. No final de 2016, a Bancada Paulista no Congresso Nacional, coordenada pelo deputado federal Herculano Passos (PSD), apresentou uma emenda ao Orçamento da União de 2017 para sete entidades que fazem esse tipo de tratamento.
Para conseguir o máximo de verba, Herculano fez um intenso trabalho junto à Comissão de Orçamento, responsável por aprovar o valor final das emendas. “Olhar a saúde do Estado como um todo é fundamental, e quando falamos de tratamento de câncer, nosso esforço tem que ser muito maior. Pessoas da minha cidade vão se tratar em hospitais do câncer de referência em outras cidades, então, temos que fortalecer essas instituições. Por isso, me reuni várias vezes com os relatores e com o próprio presidente da Comissão para conseguir cada centavo possível e chegamos ao montante de quase R$ 47 milhões”, explicou Herculano.
Por se tratar de uma emenda única para vários hospitais, ficou acertado com a Casa Civil que o recurso será direcionado para a Secretaria de Saúde do Estado e ela fará a distribuição para as instituições. Representando os demais deputados da Bancada, Herculano se reuniu com o secretário da Casa Civil, Samuel Moreira, para ratificar as entidades beneficiadas. São elas:
- Instituto do Câncer Dr. Arnaldo (São Paulo);
- Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAAC);
- Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência (São Paulo);
- Fundação Padre Albino (Catanduvas);
- Hospital dos Fornecedores de Cana (Piracicaba);
- Fundação Santa Casa (Franca); e
- Irmandade da Santa Cata de Misericórdia (São José dos Campos).
Sob a coordenação do deputado Herculano, foram aprovadas outras duas emendas para os Hospitais do Câncer de Barretos e Amaral Carvalho, de Jaú.
Nos próximos dias, será realizada reunião entre os representantes das entidades e da Secretaria de Saúde para tratar sobre os trâmites burocráticos e apresentação das propostas para o recebimento dos recursos.