14/02/2017 - 14:05

Emenda indicada por Herculano deve garantir mais R$ 40 milhões para Barragem do Piraí

consorcio-barragem-rio-piraiNa manhã desta terça-feira, 14, o deputado federal Herculano Passos (PSD-SP) esteve reunido, em Indaiatuba, com prefeitos e representantes dos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal do Ribeirão do Piraí. Na pauta, a emenda de R$ 40 milhões que o parlamentar indicou, como coordenador da Bancada Paulista, para a construção da Barragem do Piraí.

Quando concluída, a obra terá capacidade para abastecer pelos próximos 30 anos os quatro municípios que compõe o Consórcio. O empreendimento já está com o projeto executivo e licenciamento ambiental concluídos e a execução de desapropriações em andamento. Parte dos recursos, que vem do PAC, estão garantidos, mas a outra parte terá que ser feita por repasse direto do Orçamento da União ou por parceria público privada. “Por conta da crise econômica pela qual o Brasil passa, o orçamento foi bastante enxugado, muita coisa foi cortada, mas eu insisti nesta emenda, porque a obra é fundamental para a nossa região”, explicou Herculano.

A emenda já foi sancionada pelo Presidente da República e está aguardando a autorização do Ministério do Planejamento e Orçamento junto ao Ministério das Cidades, que receberá o projeto técnico elaborado pelo Consórcio do Piraí. A previsão é que o projeto seja encaminhado em março.

Fazem parte do consórcio os municípios de Itu, Salto, Indaiatuba e Cabreúva.