06/12/2018 - 13:41

Frentur reúne trade, atual e futuro ministro do turismo em transatlântico, no Rio

A bordo do maior de navio de cruzeiros que o Brasil já recebeu, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, presidida pelo deputado federal Herculano Passos (MDB-SP), promoveu uma reunião de apresentação do Conselho Nacional de Turismo com o futuro Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, anunciado na última semana. O evento aconteceu no MSC Seaview, ancorado no Pier Mauá, no Rio de Janeiro.

Foto: Neto Souza

O nome de Marcelo Antônio para assumir a pasta, a partir de 1° de janeiro, foi uma indicação da Frente do Turismo ao presidente eleito Jair Bolsonaro. “O futuro ministro é membro da Frentur e foi o deputado federal mais bem votado de Minas Gerais. Ele tem ótimo trânsito junto ao Bolsonaro e à equipe do governo de transição. Graças a isso, pudemos assegurar a manutenção do Ministério, que estava ameaçado de fusão com outra pasta, e indicar um integrante da nossa Frente para ser o ministro”, explicou Herculano.

Esse foi o primeiro evento público de transição de comando do Ministério do Turismo. O ministro Vinicius Lummertz agradeceu o apoio incondicional do trade ao longo de sua gestão e falou que o Brasil precisa deixar de lado os medos imaginários e usar o turismo como resolução dos problemas reais. Ele citou como exemplo a abertura dos parques nacionais e as marinas.

O futuro ministro, por sua vez, afirmou aos líderes do setor que dará continuidade aos programas estratégicos da Pasta que estão em andamento. “O presidente eleito, Jair Bolsonaro, é um entusiasta do Turismo. Isso vai ser um facilitador para articular um maior orçamento para o ministério”, garantiu Álvaro. Ele ainda disse que Bolsonaro tem plena consciência de que o Turismo pode ser um dos principais pilares para a volta do desenvolvimento econômico e social do país, o que, segundo ele, vai ser realizado em parceria com o Congresso Nacional.

Mais de 50 membros do Conselho Nacional de Turismo compareceram ao evento, que foi organizado em conjunto com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA/Abremar) e da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).

Em seu discurso, o presidente da CLIA/Abremar, Marco Ferraz, apresentou ao futuro ministro alguns números do setor de cruzeiros e falou dos gargalos que precisam ser sanados para melhorar o desempenho do segmento de cruzeiros. Ele enfatizou a importância da manutenção do Ministério. “Quando a gente precisa falar com o Ministro da Casa Civil, por exemplo, e o ministro do nosso setor nos coloca sentados com ele, a gente vê que faria muita falta se o Ministério do Turismo fosse extinto. E um político neste cargo nos ajuda muito, por que eles sabe como o Congresso funciona.”

A Presidente da Braztoa lembrou da proximidade que o trade teve na gestão do Ministro Lummetrz e pediu que o novo chefe da Pasta mantenha esse diálogo. “A gente quer trabalhar muito próximo a este ministério para que o turismo mude de vez de patamar.”, encerrou Magda Nassar.

Após a reunião, os convidados foram recebidos para almoço em pelo comandante do MSC Seaview, Giuseppe Galano, juntamente com o CEO mundial da MSC, Gianne Onorato, e do CEO da MSC Brasil, Adrian Ursili.

O ministro indicado, Marcelo Álvaro toma posse no dia 01 de janeiro do próximo ano. A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo será revalidada no início da próxima legislatura, que inicia em 02 de fevereiro, e deve continuar sob o comando do deputado Herculano Passos.

Todas as fotos do evento estão disponíveis em para download em: https://www.flickr.com/photos/herculanopassos/