O deputado Herculano Passos (PSD-SP) presidiu nesta quinta-feira, 27, parte da comissão geral da Câmara dos Deputados realizada para ouvir o ministro das Cidades, Gilberto Kassab. Em seu discurso, Herculano elogiou a atuação do ministro à frente da Pasta. “Antigamente no Ministério das Cidades só se recebia governadores, hoje se recebe prefeitos, vereadores e o nosso Ministro viaja o Brasil todo, indo de município em município mostrando o trabalho do Ministério”.
O parlamentar também relembrou o período em que Kassab foi prefeito de São Paulo e da sua evolução política até agora. “Esse crescimento político, administrativo e de articulação é graças a muito trabalho, inteligência e capacidade do nosso ministro. Gilberto Kassab é um municipalista nato! Entende as dificuldades das cidades e foi uma excelente escolha colocar no Ministério das Cidades uma pessoa tão competente”.
Kassab agradeceu e anunciou que, neste semestre, será lançada a terceira fase do programa Minha Casa, Minha Vida. “Cerca de R$ 700 bilhões foram utilizados nos últimos anos em programas habitacionais. Só o Minha Casa, Minha Vida já entregou dois milhões de casas. Até o final de 2016, serão quatro milhões. Se levarmos em consideração que cada família é formada, em média, por quatro pessoas, serão 28 milhões de cidadãos atendidos.”
O ministro destacou ainda as obras de saneamento básico. “Até 2033 esse processo estará universalizado, tanto em áreas urbanas como no interior. Estudamos também propostas para melhoria da captação de água e redes de esgoto”. Kassab explicou que na área de infraestrutura e mobilidade urbana, o ministério tem articulado com a iniciativa privada para captar mais recursos, em especial, para investir no transporte sobre trilhos.
A comissão geral é uma sessão plenária da Câmara convocada para debater assunto relevante, projeto de iniciativa popular ou ouvir ministro de Estado. Na ocasião, a palavra é aberta a convidados, diferentemente do que ocorre nas sessões plenárias, nas quais apenas deputados podem usar a palavra.