O deputado federal eleito Herculano Passos (PSD) vai defender em Brasília programas de saúde preventiva a exemplo do que fez em Itu, quando foi prefeito, ao instituir no calendário municipal a vacinação contra o vírus do HPV em meninas de até 10 anos de idade.
Consciente da importância de incentivar a população masculina a prevenir-se de doenças, Herculano é apoiador do Novembro Azul, campanha que mobiliza a sociedade na luta contra o câncer de próstata. “Mais de 60 mil brasileiros devem ser diagnosticados neste ano com o câncer de próstata, o segundo mais comum entre homens. É um dado chama a atenção e que mostra a necessidade de medidas urgentes na saúde pública”, afirma.
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) calcula que o câncer de próstata é mais incidente que o de mama. Pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) aponta o preconceito como um dos principais problemas, já que somente 32% dos homens se dispõem a fazer o exame. “Quero apoiar programas de saúde preventiva que também levem cidadãos a terem consciência da importância de fazer o exame de toque retal, procedimento rápido e bastante eficiente, já que em 90% dos casos, os pacientes que iniciaram tratamento na fase inicial foram curados”, finaliza Herculano.