20/11/2018 - 17:08

Recursos para obras de canalização e drenagem, em Itu, foram conquistados no governo de Herculano Passos

Estão sendo finalizadas as obras do novo Parque Linear de Itu, com a canalização e drenagem de córregos do município e a concretagem de piscinões. Os recursos, no montante de R$ 95 milhões, foram conquistados pelo deputado federal Herculano Passos, na época em que era prefeito.

Recursos para obras de canalização e drenagem, em Itu, foram conquistados no governo de Herculano Passos

No final de seu segundo mandato, Herculano pleiteou o recurso, que foi disponibilizado pelo Programa de Aceleração do Crescimento. Trata-se de uma verba a fundo perdido, ou seja, não é necessário devolvê-la ao Governo Federal ou a um banco. “Na época em que os recursos foram disponibilizados, muitos municípios não tinham projetos prontos para poder consegui-los. Como nós sempre tivemos uma administração bem planejada, já estávamos com o projeto pronto, esperando pela oportunidade de receber esse tipo de verba.”

10Km de Córregos

O Parque Linear contempla a canalização de 10 km de córregos: Brochado, Taboão e Guaraú e a criação de piscinões da Vila Gatti e Jardim Faculdade. O Córrego Taboão já foi concluído. Ele tem início no Bairro Vila Leis, passa por dentro do Parque Ecológico Taboão, Quartel de Itu, atravessa a avenida Dr. Otaviano Pereira Mendes e se junta ao Córrego Brochado.

Nesta última etapa, serão concluídas as obras do Córrego do Brochado, que nasce no Jardim das Rosas, segue para o Jardim Faculdade e Vila Gatti, atravessa a Vila Santana, chegando até a antiga Estação Ferroviária até o entroncamento com o Córrego Guaraú, cuja canalização está praticamente concluída até desembocar no Rio Tietê.