09/08/2017 - 20:35

Trade turístico do DF celebra 10 anos de rota aérea Brasil-Portugal  

 

Em uma década, a companhia aérea portuguesa TAP já transportou mais de 1,5 milhão de passageiros entre os dois países.

Trade turístico do DF celebra 10 anos de rota aérea Brasil-Portugal

Foto: Jane Santin

O presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, deputado Federal Herculano Passos (PSD-SP), prestigiou, nesta terça-feira, 08, a cerimônia de comemoração dos 10 anos do voo Brasília-Lisboa, da companhia portuguesa TAP.

Desde 19 de julho de 2007, a empresa aérea faz ininterruptamente, em voos diretos, a rota que une Brasília à Europa, somando mais de 1,5 milhão de passageiros. A data foi lembrada em evento realizado no mezanino da Torre de TV, em Brasília.

Em seu discurso, Herculano parabenizou a direção da companhia, que vem ajudando a impulsionar o turismo no Brasil. “Recebemos seis milhões de turistas estrangeiros por ano e, ao longo desses 10 anos, a TAP tem contribuído, trazendo parte desses visitantes, que vêm da Europa para o Brasil via Portugal. Queremos elevar esse número para 12 milhões até 2020 e, certamente, a TAP continuará sendo nossa parceira nessa evolução”.

O secretário de Turismo, Jaime Recena, comemorou a marca, que contribui para o desenvolvimento do turismo internacional na capital. “Esse foi o primeiro voo a proporcionar uma conexão direta entre Brasília e o mercado europeu, permitindo nesses 10 anos, que mais brasilienses pudessem ir de forma rápida à Europa. Em contrapartida, nós recebemos um número maior de estrangeiros, sendo uma porta de entrada para a nossa cidade”, destaca o secretário Jaime Recena.

Além do turismo internacional, o voo tem se mostrado essencial para alavancar a economia e as relações comerciais entre Brasil, Portugal e demais países europeus. Com frequência de seis voos semanais, o trajeto é realizado em um moderno avião A330, com capacidade para 263 passageiros, sendo 239 em classe econômica e 24 na classe executiva.

Estiveram também presentes, na ocasião, o governador Rodrigo Rollemberg, e o diretor-geral da TAP para o Brasil, Mario Carvalho, que entregou uma placa alusiva à data para o Governo de Brasília.