Contribuir para São Paulo avançar nos esportes é uma das propostas que Herculano Passos (PSD) vai defender na Câmara dos Deputados. Foi com esta visão que Herculano garantiu em sua administração que Itu se tornasse sede dos Jogos Regionais por duas vezes, em 2008 e 2010.
A cidade foi palco do maior evento esportivo do Estado de São Paulo por ter toda infraestrutura necessária para as competições nas mais diversas modalidades. A gestão de Herculano Passos deixou um legado para a cidade a partir da instalação do Complexo Poliesportivo do Pirapitingui com campo de futebol, quadra de areia e pista de skate. O estádio Doutor Novelli Junior foi reformado. A qualidade da infraestrutura esportiva de Itu é tão boa que duas seleções fizeram da cidade os seus centros de treinamento na Copa do Mundo: Japão e Rússia.
As comunidades também passaram a ter opções de lazer com a conquista de 12 quadras poliesportivas cobertas em escolas da rede pública. O bairro São Camilo agora tem o seu Ginásio de Esportes, construído com recursos próprios da prefeitura com quadra em medidas oficiais, piso profissional emborrachado e ampla arquibancada.
“Trabalho pelo esporte, pois acredito na sua capacidade de resgatar vidas. E quero levar a experiência como prefeito de Itu para outros municípios”, afirma Herculano.
A prática de esportes ao ar livre também foi incentivada na gestão de Herculano, que deixou mais de 30 academias em bairros de Itu. O Vida em Movimento é outro exemplo de sucesso, programa que transforma a Avenida Galileu Bicudo em uma verdadeira praça de prática de atividades físicas para gente de todas as idades aos finais de semana.
“É fundamental que o cidadão tenha espaços para reunir amigos e a família e praticar atividades físicas. E o programa que implementei na Galileu comprova isso. A cada domingo, cerca de 500 pessoas vão até a avenida para andar de bicicleta, usar a academia e fazer ginástica”, comenta.
Neste ano, Herculano Passos representou Itu na concretização de um programa de incentivo à natação. O programa Nadando com Gustavo Borges, que atende a 160 jovens de 8 a 13 anos, busca valorizar e oferecer todo apoio a talentos desta modalidade em fase de aprendizado.
Na Câmara dos Deputados, Herculano quer ampliar os programas de prática de esportes e que estimulem os hábitos saudáveis. “Vou buscar apoio nos ministérios, criar leis, tudo para que os nossos esportistas tenham suas competências reconhecidas e que os cidadãos tenham opções de praticar esportes em espaços públicos perto de suas casas”, finaliza.