O atendimento prestado no desenvolvimento assistência social de Itu ganhou mais qualidade na administração de Herculano Passos (PSD). Em oito anos de trabalho, novos equipamentos trouxeram avanços nos cuidados às famílias carentes e pessoas em situação de risco social.
Itu passou a contar com cinco novas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) instalados no Parque Industrial, Vila Bandeirantes, São Judas Tadeu e no Pirapitingui. Em 2012, Herculano encerrou o mandato com a entrega do CRAS Frei Alípio, um legado para o ituano. Trata-se do maior centro do Brasil que atende a mil famílias e presta mais de 5 mil serviços por ano. No CRAS são oferecidas também oficinas de culinária, informática, teatro, artesanato, manicure, entre outras.
Já o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) funciona há oito anos como um programa essencial de proteção a crianças, jovens mulheres, idosos e pessoas com deficiência vítimas de violência ou abandono. Toda a assistência é garantida sob a supervisão de profissionais. O CREAS mantém serviços de enfrentamento à violência, abuso e exploração sexual. Orienta e acompanha jovens em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida e de prestação de serviços à comunidade.
“Hoje o Ituano tem uma base sólida na assistência social, fruto do esforço em minha gestão com o envolvimento da deputada estadual Rita Passos (PSD), que também foi presidente do Fundo Social de Solidariedade do município e teve papel fundamental na criação de programas voltados para quem mais precisa”, destacou Herculano.
Em Brasília, Herculano vai buscar recursos nos ministérios para tornar mais eficiente o serviço social nos municípios paulistas. “Temos que avançar com programas voltados para a qualificação profissional e a geração de emprego e renda, pois isso garante a independência do cidadão”, afirma Herculano.