28/08/2014 - 01:55

Herculano tem realizações e propostas para a saúde

saude_siteHerculano Passos será o deputado federal que vai trabalhar pela saúde das pessoas. Como prefeito de Itu de 2005 a 2012, Herculano foi responsável por avanços importantes na rede municipal da cidade.

Uma das principais conquistas foi a criação da lei que tornou obrigatória a vacinação contra o vírus do HPV, um dos principais causadores do câncer de colo do útero A vacinação começou em 2010, e desde então cerca de 10 mil doses foram aplicadas gratuitamente em campanhas no município. A campanha ganhou repercussão nacional e em 2014 o Ministério da Saúde adotou a vacinação em todo o país.

Na gestão de Herculano Passos, Itu ganhou o AME (Ambulatório Médico de Especialidades), um avanço para a saúde não só de Itu, mas também de cidades vizinhas, que passaram a ter um espaço de referência para atendimento com especialistas em ginecologia, cardiologia, pediatria, ortopedia, neurologia, entre outros.

A saúde básica também avançou com a implantação de cinco centros de saúde nos bairros Residencial Potiguara, Vila Nova, Vila Martins e no centro. O Pronto-Atendimento Municipal (PAM) instalado na Vila Martins beneficia cerca de 50 mil moradores da região do Pirapitingui em atendimentos de urgência.

Herculano entregou duas unidades da Farmácia Popular, a Clínica de Fisioterapia Kindu, o Centro de Especialidades Odontológica e o Centro de Hemodiálise, que trouxe mais conforto aos cidadãos que antes precisavam se deslocar para cidades vizinhas para fazer as sessões.

Propostas

Como deputado federal, Herculano vai lutar por verbas para os municípios junto ao Ministério da Saúde. E também vai lutar por programas de saúde preventiva, como vacinações e campanhas de promoção de hábitos saudáveis, e pela adoção de uma campanha de combate à obesidade infantil.