12/08/2014 - 13:46

Plano de trabalho de Herculano Passos prevê ações de combate à obesidade infantil

unnamed

Vida em Movimento: Lazer e esporte para adultos e crianças em Itu

Em seu conjunto de propostas como candidato a deputado federal, Herculano Passos (PSD) assume o compromisso de auxiliar as cidades em medidas de combate à obesidade infantil. Herculano acredita na prevenção como política pública eficiente na área da saúde.

 

Foi com esta visão que instituiu em sua administração na Prefeitura de Itu, em 2010, a vacinação contra o vírus do HPV, um dos principais fatores associados às mortes por câncer de colo do útero. A Lei Municipal nº 1224/10, de autoria de Herculano, tornou obrigatória a realização de campanha de vacinação. Itu já ultrapassa a marca de 10 mil doses distribuídas gratuitamente na rede municipal de saúde a jovens e adolescentes.

 

No Congresso Nacional, Herculano terá a missão de enfrentar outro problema que compromete a saúde de 15% das crianças brasileiras entre 5 e 9 anos. “Estudos mostram que a obesidade infantil multiplicou cinco vezes em duas décadas. Está na hora de darmos um basta a esta realidade, que vai, longo prazo, provocar problemas crônicos na sociedade, em decorrência do sedentarismo e da alimentação desregrada”, afirma Herculano.

 

Além de defender uma política nacional consistente de enfrentamento à obesidade infantil, Herculano irá apoiar em Brasília programas de incentivo aos hábitos saudáveis e à prática de esportes. Como prefeito, Herculano levou para Itu o “Vida em Movimento”, programa que promove aos domingos atividades físicas para cerca de 700 pessoas na Avenida Galileu Bicudo, região central do município. “Vou trabalhar para que os municípios paulistas deem condições adequadas aos cidadãos para a prática esportiva. E vamos propor que as escolas sejam a porta de entrada no nosso trabalho de estimular crianças a se alimentarem corretamente”, finalizou.